
Agora as atualizações estão 24 horas antes no Blog do jornal OLHO NU - Assine já e fique bem informado antes de todo mundo.
Edição nº 293 - Abril de 2025 - ano XXV

Pedalada pelada 2025 em São Paulo

Um grupo de ciclistas pedalou sem roupas pelas ruas da região central de São Paulo na noite do sábado 15 de março. A ação, organizada pelo grupo Massa Crítica São Paulo, é conhecida como "Pedalada Pelada" e integra o movimento mundial "World Naked Bike Ride" (WNBR), evento que ocorre há mais de duas décadas em diversas cidades ao redor do mundo.
"Ao não utilizar roupas, os aderentes dão visibilidade aos meios de transportes não motorizados e deixam de ser, durante a campanha, invisíveis [...] É, ao mesmo tempo, um protesto contra os efeitos negativos de petróleo, automóveis e energias não renováveis", escreveu o grupo Massa Crítica.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, os participantes aparecem pedalando pelas ruas do centro, gritando frases como "mais peladão, menos poluição", "assim você me vê" e "obsceno é o trânsito", enquanto motoristas registravam o momento.
A ação, que teve concentração na Avenida Paulista, gerou polarização entre os internautas. De um lado, houve quem descrevesse o evento como uma "falta de respeito", enquanto, do outro, muitos parabenizaram a atitude e destacaram a "coragem" dos participantes.
Na concentração estavam todos tímidos e eu tive que puxar o ato de despir, aí os demais seguiram! Até que a adesão foi maior do que parecia ao princípio. Mas infelizmente, as mulheres foram rechaçadas do movimento devido ao assédio que vinham sofrendo ano após ano, havia pouquíssimas.




Fontes: https://www.instagram.com/jc_pe/p/DHU5WjZh5ng/
https://www.instagram.com/hugofaz/reel/DHPhlYRt9lJ/
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/03/16/pedalada-pelada-participantes-tiram-roupa-para-chamar-atencao-para-fragilidade-de-ciclistas-nas-ruas-de-sp.ghtml
Massa crítica https://ndmais.com.br/cidadania/mais-peladao-menos-poluicao-ciclistas-pelados-protesto-em-sao-paulo/
(enviado em 26/03/25 por Pedro Ribeiro)