Congresso Internacional de Naturismo
Zipolite começa a receber os primeiros Congressistas
Dirigentes de federações naturistas de várias partes do mundo já estão reunidos na praia de Zipolite, no México.
A presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Paula Silveira, foi uma das primeiras a chegar à única praia de nudismo reconhecida como tal em todo o México. Desde sábado, 12 de outubro, ela e mais dois representantes do Brasil já circulavam pelas areias grossas e escuras do balneário, que é literalmente cercada por dezenas de hotéis que possuem suas saídas diretamente para a areia da praia. Alguns destes são de nudismo em todas as suas dependências.
Enquanto aguardavam os outros representantes estrangeiros chegarem, o trio brasileiro foi curtir o que Zipolite apresenta como suas atrações principais: A praia de nudismo, os diversos restaurantes e o comércio da rua principal onde todos se encontram após um dia de muita curtição praiana.
A praia dos Amores, um pedaço mais reservado do extremo leste da praia (esquerda), encravado entre duas montanhas, com uma faixa muito pequena de areia, onde os banhistas se reúnem para apreciar o magnífico por do Sol, avistado no lado oeste da praia (direita). Na verdade é a parte da praia onde ocorre a maior concentração de banhistas nus.
À medida que as horas seguiram, chegaram informações de que mais naturistas federados estavam presentes na região, espalhados por vários hotéis, já que não havia obrigatoriedade de se hospedarem todos juntos. Mas como o povoado é mínimo, os encontros foram inevitáveis. Daí surgiu a combinação do primeiro encontro do grupo em um restaurante nudista no “centro” do povoado, na segunda-feira, 14 de outubro. Quatorze naturistas de diversos países fizeram o primeiro encontro “oficial” que não estava no agendamento: Jantaram nus no restaurante 3 de dezembro.
A primeira reunião, dos dirigentes latino-americanos, deverá ocorrer na terça-feira, dia 15, A segunda reunião, dos dirigentes europeus, deverá ocorrer na quarta-feira, dia 16, o Congresso Internacional, reunido dirigentes de todos os países filiados, deverá ocorrer nos dia, 17, 18 e 19 de outubro.
(enviado em 15/10/24 por Pedro Ribeiro)
Zipolite teve sua primeira reunião naturista europeia de toda sua história
Conhecida como a praia nudista do México, inclusive como a que sedia festivais nudistas anuías, quando milhares de pessoas se aglomeram no pequeno povoado, na quarta-feira, dia 16 de outubro, pela primeira vez na sua história reuniu dirigentes naturistas europeus para discutirem questões exclusivamente que dizem respeito ao Naturismo do Velho Continente. Isso aconteceu porque toda vez que há um congresso internacional de Naturismo, a Federação Internacional promove a reunião europeia um dia antes de começar o congresso maior.
Essa reunião estreou a nova tecnologia, baseada em Inteligência artificial, que traduz qualquer idioma para outro qualquer idioma em tempo real, usando um aplicativo que pode ser usado no celular ou em outro dispositivo conectados à Internet. Mas o primeiro dia apresentou muitos problemas que não agilizaram a reunião, ao contrário. Para o uso perfeito da tecnologia é necessária uma conexão de banda larga de boa qualidade, o que, infelizmente, não havia.
Uma galinha visitou a reunião dos dirigentes naturistas.
O uso desta tecnologia experimental foi proposta para baratear os custos dos congressos internacionais, pois a contratação de intérpretes trilíngues (inglês, francês e alemão – os idiomas oficiais da INF-FNI) é muito oneroso para a instituição.
Mesmo com as idas e vindas do sistema a assembleia ocorreu e as decisões das moções apresentadas foram votadas, nem todas aprovadas. O tema dominante foi o financiamento do próximo Encontro de Gala de Natação Naturista que ocorre todos os anos alternando nas diversas cidades europeias. Ficou decidido também que o nome “Gala” vai desaparecer e será trocado para Campeonato de Natação Naturista.
As outras decisões serão divulgadas em breve. Mas o fato mais inusitado foi uma galinha que entrou na reunião e deu um passeio desinibido por entre os delegados. É que o local onde está sendo realizado o evento, Hotel Angel – Los Angeles é um hotel chácara, com muito verde alguns animais domésticos soltos.
Os cafés-da-manhã e os almoços dos delegados das federações e dos observadores inscritos são realizados no hotel do Congresso, mas o jantar é realizado à beira-mar no hotel Nude. E foi lá que a delegação brasileira se encontrou pela primeira vez com todos os delegados europeus que chegaram para o evento, trazendo boas lembranças de encontros passados.
(enviado em 17/10/24)
Começa o 39° Congresso Internacional de Naturismo
Discursos de autoridades do país anfitrião, paciência para usar a nova tecnologia de tradução e as primeiras decisões marcaram o Primeiro dia do Congresso Internacional de Naturismo
Por Pedro Ribeiro
A abertura do 39° Congresso Internacional de Naturismo, no dia 17 de outubro de 2024, deveria ter ocorrido pontualmente, como é de hábito nas assembleias da Federação Internacional, às 14 horas. No entanto, desta vez, houve complicações que fizeram a cerimônia atrasar ou emperrar por vários momentos. A nova tecnologia usada para traduzir em tempo real as falas dos delegados em cerca de cem idiomas disponibilizados, foi a causadora dos contratempos, ora por falta de habilidade dos usuários, ora por falta de uma boa conexão estável com a internet. Mas isso é comum ocorrer quando se usa uma tecnologia que ainda está sendo testada. É necessário ter paciência. E justiça seja feita: tantos os delegados quanto os dirigentes da INF tiveram paciência para tentarem, tentarem, tentarem e irem em frente.
A abertura oficial foi feita pelo delegado da federação anfitriã, Gustavo de La Garza, presidente da Federação Mexicana de Nudismo, que trouxe representantes dos governos do município e do estado onde se realiza o evento no México. Após os discursos de agradecimento e de incentivo, principalmente partindo da prefeitura local que disse que enxerga o nudismo
como grande opção de turismo sustentável na região, reconhecendo o Naturismo como filosofia de vida válida e saudável.
Em continuidade, dois grupos representados por pessoas da comunidade local, apresentaram projetos e pedidos de ajuda para darem continuidade a eles. O primeiro foi pela continuidade do trabalho de guarda-vidas na praia de Zipolite, que não conta com corporação oficial, mas com bravos voluntários, que exercem o trabalho por um pequeno pagamento, mas com material que precisa de renovação e menos improvisação. A ajuda seria financeira através de doações em dinheiro ou doações de material para o trabalho.
A segunda solicitação de ajuda foi para tentar resolver o problema da quantidade de cachorros sem dono que estão espalhados pela região, para castração e controle de doenças. Também ajuda financeira.
Após as falas, o secretário geral da IN-FNI, Edwin Kilby, pediu um minuto de silêncio para homenagear naturistas que faleceram recentemente. E, após, então começou de fato a assembleia do Congresso Internacional de Naturismo. As moções que foram apresentadas previamente à federação internacional e aos delegados, vários mese antes do início desta assembleia, serão agora discutidos e votados. Normalmente a moções aqui discutidas são aquelas que terão o poder de modificar o estatuto vigente da federação, caso sejam aprovadas.
A primeira moção apresentada foi sobre uma possível mudança
na definição de Naturismo, que consta como o principal ponto de partida do estatuto. A proposta surgiu por causa do aparecimento de vários grupos sociais que se apoderam da nudez social, mas a usam de forma não condizente com o Naturismo, como festas swingers e associações de nudez recreativa. Acabou-se chegando à conclusão, após muitas discussões, debates e caídas de rede de wi-fi, que a definição como está atualmente não será alterada, por já prever que o Naturismo não se mistura com outras atividades de cunho sexual ou meramente recreativas.
Ainda sobre a definição, também houve proposta de mudar o termo filosofia de vida para ideologia, o que também foi rejeitada.
Proposta de mudança do atual Cartão INF internacional por outro que possuirá um código eletrônico (QRCode) individualizado foi aprovada. Este novo cartão será obrigatório para todos os filiados de todas as associações membros da INF. Em outras palavras, o Cartão INF não será mais opcional.
A bateria de debates e discussões foi encerrada às 17 horas. Sendo então acertada a próxima etapa para sexta-feira, dia 18 de outubro às 9 horas da manhã no mesmo local.
O jantar oficial do Congresso foi feito mais uma vez no hotel NUDE como já havia ocorrido no dia anterior, com a reunião da EUNAT. Uma mesa imensa foi montada sobre a areia da praia, em frente da piscina externa do hotel, enfeitada com luzes de velas inseridas em luminárias decorativas. O menu sempre com
duas opções, uma vegetariana e outra carnívora, teve hambúrguer de lentilha ou medalhão de peito de frango à milanesa. Ambas as opções estavam deliciosas, segundo os comensais.
Uma apresentação de um casal de malabaristas trouxe algo a mais para o jantar nudista. Os jovens fizeram números acrobáticos e depois dançaram com cordões de fogo, muito bem ensaiados, que impressionaram a plateia, que aplaudiu veementemente. Para finalizar a noite, foi servido um “regalo” a todos os participantes: um drink de fruta, preparado à maneira mexicana, com um pouco se sal e pimenta na borda da taça.
(enviado em 19/10/24)
Segundo dia do Congresso Internacional de Naturismo: um dia de apreensão
Decisões importantes foram tomadas neste segundo dia do 39° Congresso Internacional de Naturismo, que poderão afetar significativamente as ações das federações ao redor do mundo. Duas tradicionais federações internacionais estão ameaçadas de serem desligadas da Federação Internacional
Por Pedro Ribeiro
O dia começou com o serviço de café-da-manhã para todos os inscritos no Congresso e, como sempre, duas opções: vegetariana e carnívora. Para ambas havia em comum pães e geleias à vontade, café preto, leite de vaca ou leite de aveia, panquecas, ovos mexidos e os pratos específicos nachos com molho de queijo branco ou pão com pasta de verduras.
Às 9 horas em ponto tocou o sino da sala de reuniões, convocando os congressistas para mais um dia de trabalho. As moções começaram a ser apresentadas para discussão e, em seguida, votação. O sistema de tradução simultânea parecia outro nesta manhã de sexta-feira, funcionando de forma tranquila e eficiente. A primeira moção do dia dizia respeito à aceitação por parte da INF de mais de uma organização ou federação de um mesmo país poder se filiar ao mesmo tempo à Federação Internacional. Atualmente não se pode. Após muitas discussões e debates, esta moção foi rejeitada, continuando a valer apenas uma organização ou federação nacionais de cada país pode ser membro da INF.
A segunda moção dizia respeito a se considerar uma federação nacional aquela que tiver um determinado número mínimo de associados daquele país que representa. Três propostas apresentadas marcavam que bastaria que se 60% dos associados fossem residentes do país e o restante residente em país estrangeiro, a federação seria considerada nacional, ou 70% ou 80%. Venceu a proposta de 70%.
Outra decisão importante foi a manutenção de pessoas filiadas diretamente à INF, sem precisar estar associada a uma entidade nacional, mas somente no caso onde não exista federação membro da federação internacional.
A adesão de membros corporativos (empresas), que desejarem ser parceiros da federação internacional de naturismo, deverá ser analisada caso a caso pela própria INF.
Uma moção apresentada no final da manhã, que se estendeu para a tarde, depois do intervalo do almoço, trouxe muita discussão e polêmica e por pouco quase tirou a federação holandesa e neozelandesa do quadro de afiliadas da INF. Tratava-se da questão sobre taxa de adesão e anuidade dos
membros filiados. Havia três propostas, que, aparentemente, deveriam ser uma simples regra burocrática. A primeira opção era que cada federação membro deveria obter e pagar pelos selos anuais, em quantidade equivalente ao número de membros individuais com 18 anos ou mais que se registrarem a cada ano; a segunda opção dizia que as federações somente pagariam pelos selos vendidos para seus afiliados a cada ano; a terceira, dizia que a adesão ou anuidade seriam uma taxa fixa, baseada no número de membros individuais. As três muito parecidas. A proposta vencedora foi a segunda, porém depois de análise do resultado, chegou-se à conclusão que a expressão “vendidos para seus afiliados” tornará inviável a permanência na INF das duas federações (Holanda e Nova Zelândia), porque a legislação desses dois países não permite que organizações sem fins lucrativos vendam qualquer coisa a qualquer pessoa, mesmo para seus membros. Então foi feita a proposta, e aprovada, de adiar por dois anos a entrada em vigor deste item, para estudos de adequar o texto vencedor às realidades legais dos dois países.
À esta altura o sistema operacional voltava a apresentar falhas devido à instabilidade da Internet no local da reunião, o que provocou muito travamento das discussões.
A próxima moção aprovada retirou a obrigatoriedade de haver fotografia do associado filiado no Cartão INF. A partir de então, o cartão deverá ser apresentado juntamente com um documento de identidade oficial com foto.
Às 17 horas em ponto, o presidente da assembleia deu por encerrada a sessão de hoje, para evitar que o uso da plataforma de tradução simultânea gerasse mais um pagamento, já que a cobrança é feita por hora.
Desta forma ficou marcada mais uma assembleia para o dia seguinte, sábado, 19 de outubro. À noite o compromisso, mais uma vez, foi para o jantar no hotel NUDE, na areia da praia de Zipolite. A mesa extensa estava montada e o serviço foi
parecido com o dia anterior. Mais uma vez houve atração especial para os naturistas com exibição de grupo de dança, com músicas típicas mexicanas com sapateados e muita encenação.
(enviado em 20/10/24)
Terceiro e último dia de Congresso Internacional de Naturismo: novas mídias de divulgação e novo país sede para realizar o próximo congresso.
O sábado, 19 de outubro, foi o terceiro e último dia das reuniões previstas do 39° Congresso Internacional de Naturismo, na praia de Zipolite, no México.
por Pedro Ribeiro
Pontualmente, às 9 horas da manhã, o sino da sala de reuniões tocou convocando os congressistas a tomarem seus lugares à mesa, uma junção de dezenas de mesas arrumadas lado a lado até formar um retângulo incompleto. Na parte fechada deste retângulo ficaram as autoridades máximas da INF-FNI, a Federação internacional de Naturismo, os presidentes (atualmente são dois presidentes) e os vice-presidentes (são chamados de vice-presidentes todos que têm função administrativa) e os demais membros dos Conselhos. Nas laterais do retângulo sentam-se os delegados de todos os países presentes na assembleia.
Mais moções foram apresentadas e, como parece ser a lógica do momento, o sistema de tradução simultânea funcionou muito bem na parte da manhã. O que facilitou a compreensão e os debates.
No último dia sempre há as decisões que causam mais expectativas, como a eleição da diretoria para o novo mandato e a escolha da próxima sede do Congresso Internacional que, neste caso, está previsto para ser realizado em 2026, mas estas escolhas somente são apresentadas após as discussões e votações de todas as moções.
Img.: Paula silveira
Os principais pontos abordados e votados neste sábado ensolarado foram administrativos. Foi aprovada a redução para € 10,000 (dez mil Euros) o total de gastos com a auditoria que é feita periodicamente na contabilidade da INF por empresa externa, o que é chamado de SWOT.
Devido a um caso ocorrido no Canadá em um encontro para jovens, quando alguns participantes resolveram tirar fotos nus nas ruas próximas de onde ocorria o evento, o que causou polêmica, embora não tenha tido consequências legais, foi apresentada moção para estabelecer as regras de comportamento de participantes de eventos oficiais da INF-FNI ao redor do mundo. A moção foi removida e criada uma comissão para analisar e apresentar proposta no futuro.
A EUNAT passa a fazer parte da INF, como órgão interno, não mais como entidade independente. Criada uma nova comissão de Mídias Sociais e extinta a Comissão da Proteção do Naturismo.
À tarde, foram eleitos os dirigentes para a gestão até o próximo Congresso, em 2026. O atual presidente Stéphane Deschênes, que divide seu cargo com Sieglinde Ivo, foi reeleito presidente desta vez para exercer o mandato sozinho, pois Ivo se aposentou do cargo de presidente que exercia desde 2008, quando foi eleita no Congresso Internacional realizado na praia de Tambaba, no Brasil. Assim a IN-FNI volta a ter somente um presidente representativo. Também foi prestada homenagem à Filipa Gouveia-Esteves, de Portugal, que se despede, por motivos pessoais, de seu cargo Protetora do Naturismo, , extinguindo também este cargo.
Aprovado orçamento para 2025 após explicações do Vice-presidente canadense para as Finanças Dominique Dufour, que declarou que não precisará haver aumento do valor de venda dos selos para os próximos dois anos.
Foi sugerido que para as comemorações do Dia Mundial do Naturismo possam ser organizadas ações que envolvam naturistas e não naturistas, com dias abertos aos não naturistas, com intuito de dar maior visibilidade ao Naturismo e à positividade do corpo. Fazer “corrente humana” nas praias e divulgar o Dia do Naturismo em todas as mídias. Também foram sugeridas que as federações e também a INF realizem podcasts com bate-papo com famílias, mulheres e jovens. Foram mencionadas ações que são realizadas frequentemente pelas entidades internacionais, como o Dia da Jardinagem Nu, o Dia do sem banhador (roupas), Bicicletada pelada (World Naked Bike Ride), Dias desportivos. Alguns delegados relataram suas experiências, então Paula Silveira também relatou sobre o Tambaba Open de Surf Naturista e sobre o Dia Mundial da Limpeza (de praias), ações que são praticadas há muitos anos no Brasil e que envolvem naturistas e não naturistas.
Reservar investimentos para realizar eventos para jovens entre 18 e 25 anos de idade.
Para os festejos, em Londres, de 60 anos da criação da Federação Internacional de Naturismo foi sugerido a ação “60 desafios no Naturismo”.
Uma das novidades será a criação de mídias sociais que divulgarão o naturismo oficial nas principais plataformas. Hector Martinez foi eleito o gerente destas mídias, que contarão com colaboração das diversas federações membros da INF. Ainda não há prazo para o início do funcionamento, mas será o mais rápido possível.
Finalmente o momento mais esperado. Saber onde será o próximo congresso internacional, em 2026, na sua 40ª edição. Dois países disputaram o direito de realizá-lo Sérvia e Hungria. Vitoriosa pela maioria dos votos, a Hungria terá essa responsabilidade, e nós já estamos começando a pensar em
economizar nossos reais para converter em Euros nessa próxima viagem.
Encerradas oficialmente as reuniões do 39° Congresso Internacional de Naturismo, o próximo passo foi posar para as dezenas de fotos de recordação e para as fotos oficiais. Destas últimas foram feitas algumas dentro do Hotel Los Angeles, local sede de todo o evento e algumas outras na praia de Zipolite.
À noite o último jantar coletivo, agora “de gala”. A enorme mesa agora estava mais decorada, com flores, além das luminárias à base de velas. O jantar especial teve entrada (creme de milho), prato principal ( Medalhão de Filet Mignon com molho branco, temperado com vinho tinto ou Pão de trigo, recheado com batata e molho verde) e sobremesa, pavê de limão. Ainda foi servido bebida alcoólica à base de mezcal (bebida típica mexicana) com fruta espremida, que no meu caso foi pinha (abacaxi), mas havia mais sabores.
Para animar o jantar houve mais uma apresentação artística de dançarinos, que dançaram ao ritmo latino de diversos países. Após o jantar homenagens a Sieglinde Ivo, que se despede da INF após 36 anos fazendo parte da diretoria da entidade, sendo 16 anos como presidente, e também a outras personagens importantes da federação.
Paula Silveira aproveitou o momento para entregar lembranças que trouxe do Brasil para alguns delegados e diretoria da INF. A
noite seguiu com dança para quem quisesse.
O dia seguinte pela manhã, durante o café da manhã, foi o último momento oficial do evento e, para muitos, o final do encontro. Mas alguns ainda ficaram em Zipolite, dando uma esticadinha para curtir a praia maravilhosa por mais alguns dias.
(enviado em 22/10/24)