Falece no Rio de Janeiro Paulo Pereira, o maior estudioso do Naturismo no Brasil
Faleceu nesta manhã do dia 4 de setembro de 2024, no Rio de Janeiro, o naturista Paulo Pereira. Era até então o último naturista vivo que havia conhecido e sido amigo da patrona do Naturismo brasileiro, Dora Vivácqua, a Luz Del Fuego
Por Pedro Ribeiro
O amigo de tantas jornadas e lutas, Paulo Pereira, completaria no próximo dia 6 de outubro 87 anos de vida. Nascido no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, dedicou boa parte de sua vida principalmente aos estudos e à causa naturista. Biólogo de formação, nunca deixou sua paixão pela flora e fauna de lado, mas também era escritor de mão cheia, publicando livros sobre diversos assuntos sempre bem fundamentados e apaixonados. Foi casado por toda a vida com sua querida inesquecível Ivete, que nos deixou primeiro. Tinha duas filhas e seis netos. Todos frequentaram o Naturismo juntamente com ele.
De natureza tímida, não gostava de se mostrar, preferia ficar nos bastidores. Sem dúvida, podemos dizer que foi exemplo para o Naturismo brasileiro, que defendia fervorosamente, tanto que, às vezes, parecia exceder-se, causando indisposição e até inimizades com outros naturistas menos experientes ou mais afoitos.
Internou-se na última sexta-feira, dia 30 de agosto, para investigação de um câncer de pele no ombro esquerdo que o já consumia havia alguns anos, além de úlcera crônica que o deixava com dieta alimentar rigorosíssima. No entanto, apesar de todo o sofrimento, continuou ativo escrevendo seu último livro, que não foi finalizado a tempo.
Img.: Arquivo JON
Paulo Pereira em imagem de 2006
(enviado em 4/09/24 via e-mail)