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Hector Martinez, a nova face jovem para a INF

Por Pedro Ribeiro

Disputando com outra jovem candidata ao cargo, uma norte-americana que apresentou sua proposta por vídeo, o tapatio Hector Martinez, presente ao evento, foi o escolhido pela assembleia do congresso realizado em outubro no México, para gerenciar um novo conceito de divulgação do naturismo sob os auspícios da Federação Internacional de Naturismo.

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Vai ser a primeira vez que a Federação Internacional de Naturismo vai entrar para valer nas redes sociais de comunicação, que são atualmente a maior fonte de informação para bilhões de pessoas em todo o mundo. Para realizar essa missão, a INF recebeu propostas de candidatos que quisessem ter essa enorme responsabilidade. No dia 19 de outubro os únicos dois candidatos, a norte-americana Heather Cheney, e o mexicano Hector Martinez, ambos muito experientes nas redes sociais, com páginas e perfis sociais nas principais plataformas. Por votação, Hector foi o vencedor.


Hector nasceu na cidade mexicana de Guadalajara, e por isso é chamado de tapatio, há 32 anos. Hoje em dia divide sua residência entre a cidade onde nasceu e Los Cabos, município à beira mar na Baixa Califórina.

Ele já foi presidente da Federação Mexicana de Nudismo de 2018 a 2020, mas conta que sua experiência nudista começou há cerca de 10 anos, juntamente com outras pessoas decidiram, por falta de opções, organizar uma comunidade

que realizou eventos por sete anos e que chegou a ser a maior comunidade nudista do México. Ao mesmo tempo fundou um canal no YOUTUBE  sobre Nudismo e aceitação do corpo nu, que teve enorme crescimento, com mais de um milhão e trezentos mil de inscritos e mais de 800 milhões de visualizações. Após deixar a presidência da FNM, continuou a organizar diversos projetos artísticos e culturais sempre ligados à aceitação da nudez do corpo humano integralmente. A principal manifestação que organiza e promove ´o “Dìa al desnudo” nas cidades de Guadalajara e do México, quando percorrem as ruas da cidade inteiramente nus e finalizam em um parque, onde são realizados atividades artísticas e culturais, como yoga, futebol e outros esportes com objetivo de mostrar à sociedade que o corpo humano nu é totalmente normal e natural. Apesar de toda essa disposição, trabalho e atividade, Hector reclama da censura das redes sociais que limita a divulgação do trabalho e insinua exatamente o contrário quanto à normalização do corpo nu.

 

Sobre o novo cargo que vai exercer na INF, Hector concedeu a seguinte entrevista:

 

o que você pretende fazer sendo o responsável pela mídia social  da Federação Internacional?

 A intenção dessa posição é criar uma equipe e uma estratégia que possa ajudar a dar voz a todas as federações do mundo para que nós tenhamos mais conhecimentos das diferentes atividades e eventos e das ações públicas que cada país está fazendo, para dar a conhecer o naturismo para que nossas comunidades sigam crescendo.

Para criar esta estrutura da equipe de trabalho, ela deverá contar com apoio de cada um dos países, que as pessoas possam nos comunicar e postar informações e que nós possamos replicar nas redes sociais de comunicação tradicionais e também ter a oportunidade de ajudar a criar federações como representante do movimento internacional.

Possa elevar a voz ao se encontrar abusos das redes sociais ou de outras plataformas, ou se encontrar abusos legais que se possam ter e também podem ajudar a resgatar muitos espaços naturistas que são poucos conhecidos e, devido a serem poucos conhecidos, poucas pessoas vão nesses lugares e eles não se viabilizam economicamente.

 

Também creio que se houver uma plataforma internacional, também pode ajudar a um crescimento de participação e maior benefício econômico e, no final, podem convencer as autoridades a apoiar este movimento

 

Quais são as plataformas que você já tem em mente?

Das redes sociais mais importante o antigo Twitter, atual X, é o que nos permite dar a conhecer sem problemas de censura, mas podemos adaptar para informar através do Facebook e Instagram. Algumas outras plataformas como Tik Tok São muito mais restritivas e mais difíceis, mas a ideia é encontrar uma estratégia que nos permita dar a mensagem na maior quantidade de espaços possível. 

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(enviado em 28/10/24 por Pedro Ribeiro)

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