top of page
ennn 12.gif

Casamento na Mata encerra o XI ENNN com emoção

Conclusões dos debates e casamento não agendado no meio da floresta do Ecoparque da Mata marcaram o último dia do Décimo Primeiro Encontro Norte Nordeste de Naturismo

ennn-blog-53.jpg
ennn-blog-54.jpg

Mais um dia ensolarado brindou os participantes do XI ENNN, realizado de 14 a 17 de novembro de 2024, no Ecoparque da Mata, em Massarandupió, localidade do município de Entre Rios, na Bahia. A última manhã do evento foi para amarrar as conclusões dos debates que correram na sexta-feira, 15 de novembro.

 

O objetivo deste Encontro foi o de avaliar e sugerir alterações no documento conhecido como Carta de Tambaba, que ganhou o apelido Elos do Naturismo, pelo qual é mais conhecido. Tratam de dez diretrizes e intenções que foram elaboradas durante o I ENNN, realizado na praia de Tambaba em 2012. A intenção que o documento tenha avaliação de dez em dez anos, então teria sido em 2022, porém, com a pandemia do Covid 19, duas edições do encontro não ocorreram, resultando na avaliação nesta edição presente.

 

Etienne Marcos dirigiu os trabalhos pedindo que cada representante de cada entidade nortista ou nordestina apresentasse suas conclusões obtidas no trabalho de sexta-feira. Algumas falas foram bem aplaudidas e foram acatadas por aclamação. Mas não houve tempo para dar um fechamento conclusivo, então ficou decidido que a conclusão final será alinhavada por Etienne e, em seguida, será convocada uma reunião virtual para aprovar ou rejeitar as mudanças propostas, no futuro, em data a ser marcada.


Encerrada esta parte foi a vez de escolher a próxima sede do ENNN, a edição de número 12. Havia duas entidades

concorrendo, tendo a ANACE vencido a disputa. Então o XII ENNN será em Fortaleza no Ceará, em 2025.

 

Em seguida, os presentes foram convocados a plantar mudas de árvores em locais estratégicos dentro do parque, como recompensa pelo uso do carbono que foi gasto por todos nós termos nos deslocado até a Bahia para participar do evento, no intuito de recuperar a Mata Atlântica original do lugar.

 

Então, veio a realização da surpresa anunciada no início deste evento na quarta-feira, 14. O casal Paula e Luís resolveu renovar os votos da união de quinze anos durante o Encontro, numa cerimônia especial dentro da floresta do Ecoparque da Mata. Paula é a presidente da Federação brasileira de Naturismo e Luís Ricardo, o seu marido.


O altar, no meio da mata, já estava preparado para receber os nubentes, os padrinhos, o celebrante e os convidados. Valdo

ennn-blog-55.jpg

Andrade, que já realizou outras cerimônias deste tipo, caracterizou-se de pajé e começou a cerimônia explicando o significado daquele ritual, com os quatro elementos naturais água, fogo, terra e ar abençoou o casal, os padrinhos e os convidados, que, um a um, receberam os elementos e fizeram acolhimento com seu corpos.

ennn-blog-56.jpg

A cerimônia, com pouco mais de uma hora de duração, deixou muitos emocionados com as palavras ditas pelo celebrante e pela energia que emanou do local da floresta. O indefectível beijo de recém-casados e a chuva de arroz encerraram a cerimônia e oficialmente a décima primeira edição do Encontro Norte-Nordeste de Naturismo.

 

Após o último almoço previsto muitos participantes partiram para seus locais de vivência, levando nos corações e nas mentes belos momentos de recordação da experiência única que é visitar o Ecoparque da Mata.

(enviado em 18/11/24 por Pedro Ribeiro)

Sabadão de sol no XI ENNN: “Vamos a la playa, ô,ô,ô”

O sábado, 16 de novembro, foi de lazer para os participantes do XI Encontro Norte-Nordeste de Naturismo. Mas houve momento de consciência ambiental.

 

A programação prevista para o sábado no IX ENNN era de lazer integral, durante todo o dia. E não pode ter tido melhor coincidência com o clima que fez no norte da Bahia, sol e calor, para  aproveitar o dia na praia das Dunas, a praia naturista de Massarandupió, a poucos quilômetros do Ecoparque da Mata, sede da maioria das atividades do encontro.

 

Mesmo assim havia um compromisso sério. Já rolava uma lista no grupo do encontro no WhatsApp para quem quisesse aderir à caminhada de 4 quilômetros pela praia naturista, de seu início ao seu fim, recolhendo o lixo encontrado na areia.

ennn-blog-21.jpg

Então, logo após o diversificado café da manhã, a carona solidária funcionou para levar todos aqueles hospedados no Ecoparque da Mata para a famosa e única praia naturista da Bahia.

Os carros devem ficar estacionados à margem de um riacho que acompanha toda a extensão das dunas, que, por sua vez, cerca a praia. A travessia do riacho é a pé, que continua atravessando uma das trilhas pela imensa duna, para alcançar finalmente a areia da praia no outro lado. Então caminha-se entre 500 e 250 metros para chegar ao início da área naturista da praia.

 

A praia das Dunas é sui generis no Brasil, no que tange ao Naturismo. Ela é a maior em extensão, são dois quilômetros da placa inicial à placa final, que delimitam a área, além de possuir um pequeno trecho, chamado área de adaptação, onde pessoas que ainda não se sentirem confortáveis em tirar totalmente as roupas poderão ficar em meio a outras que já poderão estar nuas.

Possui serviço de dois restaurantes próximos à entrada da praia, que disponibilizam mesas cadeiras e guarda-sóis, além de servirem bebidas e refeições. Mas aproveite para relaxar, fazendo seu pedido com boa antecedência da fome, pois o serviço é lerdo.

A água do mar é morna e pode estar calma ou violenta, dependendo de fatores climáticos e marés, como em toda praia oceânica.

 

A muralha da duna, que é repleta de vegetação rasteira e muitos coqueiros, esconde uma parte daquele riacho que foi atravessado quando se chegou ao estacionamento, só que aqui ele faz um pequeno lago de água normalmente morna, cheinho de peixinhos, que fica lotado de banhistas nus, às vezes, em maior número dos que ficam na areia da praia.


Por volta das 11 da manhã foi organizada a equipe das pessoas que se dispuseram a fazer a caminhada com dois objetivos: conhecer toda a extensão da área naturista e recolher o lixo

encontrado na areia pelo caminho. Os dezessete intrépidos foram liderados por Etienne Marcos, presidente da AMANat, Associação Massarandupiense de Naturismo, na caminhada leve, mas sob o sol forte tornou-se um pouco mais pesada para alguns. Mas valeu a experiência de conhecer a verdadeira extensão de que poucos tinham noção.

A volta da caminhada, sob sol inclemente, foi a hora então de recolher o lixo, que encheu oito sacos de 200 litros. Foi um trabalho árduo mas valioso.

 

Enquanto isso frequentadores, habituais e novos, e participantes do encontro da praia aproveitavam o sol com jogos de vôlei, música, bebidas, comidas e relaxamento total, inclusive com massagem aplicada por uma fisioterapeuta.

A totalidade das pessoas se concentram em torno das duas barracas da praia, sendo o restante da área naturista completamente deserta. Contabilizando por alto havia cerca de 80 pessoas na praia.


Por volta das quatro horas da tarde a maioria dos participantes do encontro já havia retornado para seus locais de

hospedagens, par se prepararem para mais um momento de descontração à noite, um jantar dançante.

 

A partir das sete horas a Pousada Rio Mar, na Vila de Massarandupió, recebeu os naturistas numa área exclusiva, com uma piscina convidativa, muita música dançante, o jantar de estrogonofe de camarão, com salada tropical e muita alegria. No final da noite um inesperado “parabéns prá você” para a representante do Graúna, Airam, que completava mais uma primavera vivida.

 

Fim do dia de lazer, pois amanhã, domingo, é dia de finalização do trabalho objetivo do encontro.

(enviado em 18/11/24 por Pedro Ribeiro)

Abertura oficial do XI ENNN

 

A sexta-feira, 15 de novembro, foi o dia oficial do início do décimo primeiro encontro Norte-Nordeste de Naturismo realizado no Ecoparque da Mata, em Massarandupió, no município de Entre Rios, no Norte da Bahia.

O dia começou ensolarado com o sino tocando, às 7 e meia, informando aos participantes que o café da manhã estava pronto para ser desfrutado. Frutas diversas, macaxeira e batata doce cozidas, variedade de tipo de pães, manteiga, cuzcuz, bolos, café, leite e chás fizeram parte do cardápio. É o momento de muito bate-papo e de reencontro dos amigos e conhecer os novos. Este encontro regional teve característica especial de abraçar naturistas oriundos de vários estados além daqueles que são a meta do evento. Também tivemos alguns oriundos da América Latina e da Europa.


A abertura oficial ocorreu às 9 e meia da manhã, no novo salão de eventos, que foi construído especialmente para receber os participantes de um outro congresso ocorrido na semana

ennn-blog-12.jpg

anterior. Valdo abriu o Encontro explicando os objetivos, e convidando naturistas representantes para compor a mesa cerimonial, sobre a qual jazia o candeeiro aceso, símbolo dos encontros norte-nordeste.

 

Cada convidado sentado à mesa, representando um estado membro da federação naturista das regiões Norte e Nordeste do Brasil,  se apresentou à plateia lotada, fazendo um pequeno discurso contando experiências pessoais sobre o Naturismo. Também estavam à mesa, Pedro Ribeiro, representado o Conselho Maior da FBrN e Paula Silveira, presidente da FBrN. Este  momento foi encerrado com a fala de Valdo Andrade, fundador do Ecoparque da Mata.

ennn-blog-17.jpg

Após a cerimônia de Abertura, por volta das 11 e meia, os participantes foram convidados para passear pelas trilhas da Ecovila da Mata, o condomínio naturista que faz parte do complexo. Um grupo liderado pelo prefeito da Ecovila, Cincinato Moraes, foi conhecer, ou rever, as construções dos moradores e as atrações coletivas, sob sol forte e muito calor, com momento de refresco em banho do pequeno açude.

 

O almoço foi servido após uma hora da tarde, em modo buffet, com muita variedade de opções, à base de vegetais e proteínas de soja. Sucos de goiaba e de cacau e sobremesas: doce de banana e pudim de leite.


Com meia hora de atraso começou a atividade principal do evento “revendo a Carta de Tambaba”, documento de diretrizes

criado no segundo ENNN, com a proposta de ser revisado a cada dez anos, e, se for o caso, alterado em alguns (ou em todos) de seus princípios. A dinâmica dirigida por Etienne Marcos, presidente da AMANat, uma das entidades anfitriã deste encontro, foi de separar os participantes em pequenos grupos do mesmo estado, com exceção dos membros da região Sudeste que compuseram um único grupo, para discutirem cada item e avaliarem se conseguiram ou não cumpri-los nestes anos.

Depois cada grupo apresentou suas avaliações ao grande grupo original, cujas conclusões serão sintetizadas para discussão

geral no domingo pela manhã, último dia do encontro.

 

Após essa atividade os participantes tiveram opção de participar de uma aula de yoga ou de uma partida de vôlei em uma quadra revitalizada recentemente, ou ainda de sessão de massagem relaxante.

 

Às sete da noite a última atividade programada da sexta-feira: visitar a primeira feira do empreendedorismo feminino de Massarandupió, inaugurada na programação do XI ENNN e a feira da comunidade da Vila de Massarandupió, para  dançar, comer e comprar roupas e artesanato e comidas típicas da região.

(enviado em 16/11/24 por Pedro Ribeiro)

Bahia recebe inscritos para Encontro Naturista

Bahia recebe naturistas do Norte, Nordeste, também de outros estados do Brasil e até do exterior para participarem do décimo primeiro encontro norte-nordeste de Naturismo.

Durante o dia todo desta quinta-feira, 14 de novembro, o Ecoparque da Mata recebeu boa parte dos inscritos na décima primeira edição do Encontro Norte- Nordeste de Naturismo. À medida que iam chegando, uma conferência de dados das inscrições foi feita e cada um recebeu uma pulseira verde e uma camiseta comemorativa do evento. Em seguida eram liberados para seus quartos de hospedagem. Por volta das cinco da tarde, um lanche com muitos tipos de pães, bolos, biscoitos, café e chá foram servidos para todos os presentes.

 

Por volta das 7 e meia, sopa de mandioca e macarrão com queijo foi o menu do primeiro jantar oficial. E às oito, Valdo convidou todos para participarem do “rezo”, um evento espiritualista, em torno da fogueira, com uma série de rituais de origem de povos ancestrais brasileiros, com cânticos e palavras de estímulo. Ao final, uma grande corrente humana se deslocou em espiral para fora do grande círculo em torno da fogueira, até que um grande abraço coletivo fez o ritual terminar, assim como a atividade de recepção do primeiro dia de evento.

 

Na manhã de sexta-feira, 15, começam as atividades programadas oficiais, que, boa parte delas, serão realizadas no

ennn01.jpg

novo salão que já está totalmente decorado com as bandeiras das associações naturistas presentes e com as bandeiras do Brasil, da Bahia e do município de Entre Rios.

ennn-blog-02-a.jpg
ennn-blog-03-c.jpg

(enviado em 14/11/24 por Pedro Ribeiro)

Programação prevista para o
XI Encontro Norte Nordeste de Naturismo

A organização da décima primeira edição do Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, que será realizado na vila de Massarandupió, na Bahia, entre 14 e 17 de novembro, divulga a programação prevista.

ennn-programacao.jpg

Inscrições:

71-997.010101 com Natália ou Sine pelo @⁨~Ecoparque da Mata⁩ 

 

Taxa de inscrição:

Federados com selo 2024 $ 50,00
Não federados $ 60,00

(enviado em 26/09/24 via WhatsApp)

Agora a chamada é para a Bahia:
XI ENNN de 14 a 17 de novembro

ennn.jpg

Valdo Andrade comunica: Já estão abertas as inscrições para participação XI ENNN (Encontro Norte-Nodeste de Naturismo) edição 2024.

 

A programação passa por últimos detalhes para publicação, mas está lindona.

 

Teremos 4 dias e 3 noites festivas:

 

Primeira noite (quinta-feira) no PA-RBMA Ecopaque da Mata / Ecovila naturista da Mata, com ritual dos indígenas Tupinambá Kaá de Massarandupió. 

 

Segunda noite (textil) na Comunidade Vila de Massarandupió (na praça pública) com Samba de Roda do Quilombo Massarandupió. 

 

Terceira noite na Pousada Rio e Mar (área da piscina / naturista) com DJ John diretamente da Bélgica.

 

Durante o período dos dias estão programados momentos de trabalho, lazer, jogos interativos, visitas à Ecovila, trilhas,  convivência, praia e muito mais...

 

Bem vindos e bem vindas deste já.

Inscrições:

71-997.010101 com Natália ou Sine pelo @⁨~Ecoparque da Mata⁩ 

 

Taxa de inscrição:

Federados com selo 2024 $ 50,00
Não federados $ 60,00

 

Obs.: Esta taxa será revertida para camisa, sacola e brindes aos participantes.

 

Opções de hospedagens:

PA-RBMA Ecopaque da Mata com @⁨~Ecoparque da Mata⁩ e @⁨AN ECOVILA Marisa Fraga⁩ 

Pousada Rio e Mar com Lurdes 71 99963 8080 (somente por texto)💐🌹💐🌹💐🌹💐🌹🌹💐🌹💐🌹💐⁩

Hostel AMICUM com @⁨~Marcos Palma⁩ e @⁨‪+55 71 99722‑2313 

O  valor da  hospedagem  precisa  verificar  com  cada  local.

(enviado em 9/09/24 via WhatsApp)

ecologo1.gif
Capa_Livro_Lupa_Alfarrabista_ebook.gif
blog-anuncio.gif
bottom of page