Edição nº 261 - Agosto de 2022 - ano XXIII
Matérias inseridas no portal do jornal OLHO NU no mês de agosto de 2022 na íntegra.
As novidades desta edição
Agosto chegou. Neste mês de agosto o jornal OLHO NU completa mais um ano de vida. São 22 anos trazendo informações com respeito e dedicação. São milhares de páginas publicadas e apreciadas por milhões de acessos ao redor do mundo. Um orgulho. Nunca desviamos de nosso objetivo principal: o Naturismo, com N maiúsculo. E assim prosseguimos. O leitor sabe que aqui a informação é apurada, detalhada e atualizada. O jornal é feito por você e para você, naturista brasileiro.
Neste mês, em nosso país, comemora-se o Dia dos Pais. O jornal OLHO NU aproveita a data para clamar pelos pais naturistas levarem sua família aos locais naturistas. É muito comum por aqui o homem freqüentar solitariamente, sem levar os filhos ou esposa. É uma pena. Por outro lado enaltecemos aqueles que fazem exatamente o oposto e estão sempre presentes com seus filhos e esposa. O espírito do Naturismo.
Nesta edição de aniversário não poderia faltar a presença de uma figura ilustre e essencial no Naturismo brasileiro. Paulo Pereira teve sua vida como naturista “devassada”, deixando-nos mostrar a importância dela para a evolução e manutenção de nossa filosofia de vida em nosso país. É uma vida de referência e inspiradora àqueles que lutam pelo Naturismo. Leia tudo em NATEntrevista.
O showman Jô Soares faleceu na cidade de São Paulo, na sexta-feira, 5 de agosto. Entre os milhares de entrevistados que se sentaram em seu sofá no seu programa noturno da TV foram Celso Rossi e Sérgio de Oliveira, presidente e vice-presidente da FBrN na época. Assista a entrevista na íntegra em NATHistória.
O Naturismo infelizmente também sofre seus reveses. Duas situações lamentáveis sacudiram nosso orgulho por ser naturista, veja os dois parágrafos a seguir.
Audiência pública na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú levou contrários e favoráveis ao projeto de lei do vereador que quer proibir a prática do Naturismo na praia do Pinho aparesentarem suas opiniões diante do autor do projeto e outros vereadores da cidade. Veja como foi em Naturismo & Política.
E também em De Olho na Mídia ouça a entrevista da presidente da FBrN, Paula Silveira, concedida a um programa de podcast falando sobre Naturismo.
Img: Arquivo pessoal
Transferido por dois anos consecutivos por causa da pandemia, a Federação Brasileira de Naturismo e a Sociedade Naturista de Tambaba (SONATA) anunciam para setembro a nona edição do Encontro Norte Nordeste de Naturismo, que será realizado no Conde, próximo da praia de Tambaba, na Paraíba. No mesmo evento ocorrerá a décima terceira edição do Tambaba Open de Surfe Naturista. Em NATEsportes.
O Ecoparque da Mata, estância naturista do litoral norte da Bahia, também é uma das nove reservas da biosfera da Mata Atlântica que cumpre com sua função de vitrine para exposição do que é uma Reserva da Biosfera, sendo ótimo exemplo para mostrar à sociedade a real integração entre sociedade e seu meio.
Celso Rossi, fundador da FBrN, pai naturista, exemplo para os demais pais por educar seus filhos em ambiente naturista.
Em NATInforme ClaNUD aproveite para conhecer a única reserva natural naturitsa da Argentina: Yatan Rumi
O Naturismo precisa de pais presentes com suas famílias.
A Federação Internacional de Naturismo já está disponibilizando a edição de agosto de seu boletim eletrônico FOCUS. São quatro matérias que falam sobre o Naturismo em Luxembrugo e seu principal expoente Armand Ceolin, além de explicar a modalidade esportiva conhecida como Randonue e também sugerindo aos franceses que eles podem também praticar o Naturismo em outros países do mundo, inclusive no Brasil.
O casal argentino que viaja pelo Brasil a bordo de uma Kombi visitando áreas turísticas com especial atenção às naturistas, liberou em seu canal no YouTube mais um vídeo de suas aventuras. Desta vez foi a praia Brava, de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, que foi descoberta por eles e sua inseparável cadela. Em NATPraias.
O Clube Naturista do Planalto Central, o PlaNAT, realizou evento no primeiro final de semana de agosto e agora apresenta o resumo do que aconteceu. E ainda, comunica que estão suspensos os próximos eventos previstos enquanto não encontrarem uma soluução para o problema que apareceu.
A Barraca do Juvenal, o conhecido point naturista da praia de Massarandupió na Bahia, vai realizar o Luau do Juvenal em setembro.
Em Barra Seca, no Espírito Santo, a NatES promove festa à fantasia com feijoada no cardápio.
A ANAbricó convida associados e amigos para festejarem os Aniversariantes do 4º bimestre na praia do Abricó.
A NATVale fará a Festa da Primavera na vila Naturista Nu Aconchego.
A NATIbiúna mostra como foi sua Festa Retrô realizada em agosto, com muito frio mas com muito calor humano.
Em 2022 haverá três oportunidades imperdíveis para participar da excursões étnicas por aldeias indígenas do Xingu. São Vivências e imersões totais junto com o modo de vida destes povos originais do Brasil. Em NATPasseio.
Em Cartas dos Leitores Paulo Pereira comenta a matéria Papo Reto sobre sua vida naturista.
Para todos os pais naturistas, que compartilham e vivem o Naturismo com sua família, um Feliz Dia dos Pais.
Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.
Até a edição de Setembro de 2022.
Pedro Ribeiro
Editor
Papo reto
Ao Editor do Jornal Olho Nu
Registro, com reconhecimento, a publicação, na edição de agosto de 2022, da matéria intitulada "Papo Reto com Paulo Pereira", texto bem realizado, conteúdo e forma, que enriquece os testemunhos histórico-filosóficos do Movimento no Brasil, desde 1949, uma saga construída por alguns pioneiros afirmados, certamente sem mitos ideológicos, sem pós-verdades convenientes, sem acasos, sem armações jornalísticas, sem antinomias fabricadas... Verdade Nua!
Em tempo, o velho "alemãozinho" de Luz, emocionado, homenageia os nomes icônicos de Luz del Fuego, Daniel de Brito, Osmar Paranhos, Tácito Antonio Heit, Terson Santos e Raul Cardozo de Mello, sobretudo, que estiveram efetivamente ao meu lado, mesmo nos anos de chumbo, na árdua e comprovada construção, e difusão, da real prática nudista-naturista, sem alardes afoitos e omissões cômodas. O Nudismo-Naturismo é apenas natural, como nos ensina Welby, sem falsos pudores ou ranços reacionários, uma busca consciente de integração com a Natureza.
Abraço fraternalmente o velho amigo Pedro, um ativista incansável, companheiro de belas jornadas, na certeza de realizar o bom combate, sempre visando transformar a vida pelo rico conhecimento: melhor percepção e menos julgamento.
Naturalmente,
Paulo Pereira
Rio, 2022
Luau do Juvenal em Massarandupió
Dia 10 de setembro na praia naturista de Massarandupió, na Bahia.
(enviado em 11/08/22 via WhatsApp)
Aniversariantes do 3º bimestre
(enviado em 3/08/22 por ANAbricó)
Ecoparque da Mata no roteiro da biosfera da Costa dos Coqueiros
Você já pensou em algum lugar que tenha praias cristalinas, dunas, tartarugas, baleias, restingas… e se neste mesmo lugar tivesse imersão em comunidades xamânicas, indígenas e atrativos que são referência em sustentabilidade? Pois é, você não precisa imaginar! Você pode conhecer, é aqui no Brasil, no litoral norte da Bahia. Acompanhe aqui o episódio sobre o Ecoparque da Mata!, um dos postos avançados da Biosfera da Mata Atlântica. Uma a´rea naturista filaida à Federação brasielira de Naturismo.
Composto inicialmente por 9 Postos Avançados da RBMA, os quais já cumprem com suas funções de vitrines para exposição do que é uma Reserva da Biosfera, sendo ótimos exemplos para mostrar à sociedade a real integração entre sociedade e seu meio.
Confira o vídeo:
(enviado em 6/08/22 via Whatsapp)
Aniversário do Graúna
O Grupo Amazônico União Naturista completa 19 anos ao Natural. Vai comemorar no dia 7 de agosto.
Informações de contato: http://www.graunaam.com.br/
(enviado em 2/08/22 via WhatsApp)
Festa à fantasia em Barra Seca
(enviado em 8/08/22 via WhatsApp)
NATIbiúna faz festa retrô com muito frio no ar mas muito quente no coração
Nos dias 20 e 21 realizamos o 11° Encontro de amigos naturistas Nat Ibiúna. Mesmo com frio aconteceu nossa festa Retrô. Recebemos amigos de outros estados, amigos iniciantes, amigos de outras associações naturistas e amigos frequentadores assíduos da região de Sorocaba, região em que nosso grupo está inserido. Tivemos bate papo descontraído à beira da piscina e rio, passeios no pomar, interação perto da fogueira, que mantivemos acesa o tempo todo devido ao frio. Na Festa Retrô, além de uma viagem aos melhores anos da música, um excelente cardápio com comidas retratando as décadas dos anos 60, 70, 80 e 90 caprichosamente elaborado pelo vice presidente e master chef @Kadu Nat . Como sempre também, recebemos dos amigos doações para nossa campanha solidária, brinquedos e roupas para a festa das crianças que acontecerá no próximo encontro.
Realizamos também a entrega das primeiras carteirinhas da nossa associação aos membros associados. Tudo aconteceu com muita harmonia e descontração. A frente fria atrapalhou a nudez no contexto social mas eu costumo dizer que mesmo com frio teve muito calor humano.
Cristiane Pires
Presidente da Nat Ibiúna.
Obs: A associação NATIbiúna não é filiada à Federação Brasileira de Naturismo
(enviado em 24/0/22 via WhatsApp)
Festa da primavera no NATVale
(enviado em 22/08/22 via WhatsApp)
NATComunicado do PlaNAT
(enviado em 19/08/22 via WhatsApp)
Encontro Nu PlaNAT - a resenha
Entre os dias 05 e 07/08/22 o Planat realizou seu 4° encontro naturista do ano. O local foi o Clube Cascatas, situado em Santo Antônio do Descoberto-GO, já conhecido pela grande maioria.
O encontro teve início na sexta-feira às 16h00 com a chegada daqueles (30) que haviam reservado quartos para o fim de semana. Pro jantar, colegas naturistas prepararam "panelinha goiana" prato que leva carne e linguiça, tudo isso com ingredientes levados pelos próprios naturistas.
O sábado foi de muito Sol e já a partir das 7h30 da manhã começaram a chegar aqueles inscritos para o Day Use (17). O café coletivo, onde cada participante leva um alimento p/ compor o buffet, foi servido das 08 as 10h.
No almoço foi servido churrasco acompanhado de arroz branco, tropeiro e mandioca cozida. Cada participante levou sua contribuição de proteína (carne, frango ou linguiça), o restante ficou por conta da organização do Planat. Essa fórmula foi repetida no almoço de domingo.
Às 17 horas, tivemos o "parabéns pra você" e corte do bolo de aniversário da colega Léa, esposa do associado Ecleber.
Durante o dia, os naturistas se dividiram entre a trilha p/ a 2a cachoeira, piscinas natural aquecida, sauna e ofurô.
À noite, as meninas prepararam pro jantar panelinha de alcatra e macarronada.
A temperatura da água da piscina aquecida estava tão atraente que muitos ficaram lá até perto de se recolherem. A outra metade da galera se reuniu sob a tenda junto ao Quiosque p/ conversar e ouvir a play list by Spotify.
O domingo foi de muito Sol também e temperatura beirando os 30°C. As refeições coletivas foram idênticas às de sábado.
Cinquenta e seis pessoas marcaram presença no encontro de sexta a domingo; 17 suítes estavam ocupadas; 26 pessoas visitaram a área no sistema Day Use. Nos 4 eventos deste ano o Planat já reuniu 180 (cento e oitenta pessoas), o que significa uma média de 45 pessoas/encontro.
Imagens enviadas pelo Clube Naturista do Planalto Central
(enviado em 14/08/22 via WhatsApp)
Jô Soares entrevista ícones do Naturismo em 1994
Neste dia 5 de agosto de 2022 faleceu em São Paulo um dos maiores artistas brasileiros, cuja sensibilidade se revelou em diversos nichos da arte e das comunicações. José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares. Em uma de suas formas de comunicação e de sucesso na TV foi como entrevistador no programa Jô Soares Onze e Meia, exibido na década de 90 pelo SBT.
Foram dezenas de milahres de entrevistados sobre os mais diversos assuntos e, é claro, o Naturismo não faltou nesta agenda.
Por conta da grande repercussão nacional (e internacional) que teve pelo evento da proibição da prática do Naturismo na praia do Abricó em 1994, a produção convidou para sentarem-se no sófá de sua sala o presidente e o vice-presidente da Federação Brasielira de Naturismo na época. Celso Rossi e Sérgio de Oliveira.
Como de costume a entrevista foi recheada de piadas e duplo sentido, mas sempre de forma inteligente, a marca do Jô, e absolutamente nada ofensiva.
Olho Nu apresenta na íntegra a entrevista que passou na TV no final do ano de 1994, que está hospedada no YouTube, no canal de Celso Rossi.
(enviado em 5/08/22 por Pedro Ribeiro)
A sexta edição do Nus no Rio foi cancelada
(enviado em 18/08/22 via WhatsApp)
IX Encontro Norte-Nordeste de Naturismo
2º Fórum Local de Turismo Naturista
13º Tambaba Open de Surf Naturista
08 a 11 de setembro de 2022 – Jacumã – Conde/PB
Transferido por dois anos consecutivos por causa da pandemia, a Federação Brasileira de Naturismo e a Sociedade Naturista de Tambaba (SONATA) anunciam para setembro a nona edição do Encontro Norte Nordeste de Naturismo, que será realizado no Conde, próximo da praia de Tambaba, na Paraíba.
O Território Macuxi será a sede do IX Encontro Norte Nordeste de Naturismo
No período de 08 a 11 de setembro de 2022, em Jacumã – Conde/PB ocorrerá o IX Encontro Norte-Nordeste de Naturismo (IX ENNN), o 2º Fórum Local de Turismo Naturista e o 13º Tambaba Open. São eventos promovidos e organizados pela Sociedade Naturista de Tambaba e têm como tema central “Naturismo: Agente transformador que impulsiona o desenvolvimento sustentável”. A temática escolhida busca discutir aspectos relevantes para fortalecimento do naturismo, do turismo naturista e do desenvolvimento sustentável.
É no Território Macuxi, sede do NU (Naturistas Unidos), um pedacinho da Mata Atlântica, onde se dará a abertura oficial e as discussões do IX ENNN e do 2º Fórum Local de Turismo Naturista, assim como a realização de atividades culturais e esportivas. Já na
Praia de Tambaba, conhecida nacionalmente pelas belezas naturais e por permitir a prática naturista ocorrerá o ato comemorativo do 26º ano da SONATA, entretenimentos e o 13º Tambaba Open, competição de surfe naturista de reconhecimento mundial e que este ano será apresentada pela Federação Brasileira de Naturismo – FBrN, a entidade maior do naturismo brasileiro.
Para os eventos são aguardados naturistas, dirigentes da região Norte-Nordeste e de outras regiões do país, surfistas, gestores públicos e outros seguimentos da sociedade.
As inscrições ocorrerão via site (www.sonatatambaba.com.br) ou na Secretaria do IX ENNN que funcionará no Território Macuxi e haverá a cobrança de uma taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (oitenta reais). Para o portador do Passaporte INF-FNI e os sócios da SONATA em dia, terão um desconto de R$ 10,00 (dez reais) nas inscrições. Já as inscrições para o 13º Tambaba Open ocorrerão através da Coordenação da Competição (Tel. (83) 9.8754-1240), serão gratuitas, sendo no máximo 16 (dezesseis) inscritos por categoria (Local e Open).
A Paraíba mais uma vez saudando o NATURISMO, uma filosofia de vida plena ao natural!
PROGRAMAÇÃO IX
Encontro Norte-Nordeste de Naturismo.
2º Fórum Local de Turismo Naturista.
13º Tambaba Open de Surf Naturista.
Dia 08/09/2022, quinta-feira.
Manhã – Território Macuxi.
08h00 - Inscrições e credenciamentos.
09h00 - Abertura.
10h00 - Palestra: “Naturismo: Agente transformador que impulsiona o desenvolvimento sustentável.
11h00 - Caminhada da Conexão.
INTERVALO PARA ALMOÇO - 12:00 às 14:00
O candeeiro, símbolo do ENNN, é repassado à representante do grupo que sediará a próxima edição.
Tarde – Território Macuxi.
14h00 - Rodada de Experiências Naturistas em prol do Naturismo, Turismo Naturista e do Meio Ambiente.
16h00 - Danças integrativas.
Noite – Praia de Jacumã.
20h00 - Luau (Voz e Violão).
OBS. Esportes e entretenimentos durante todo o dia no Território Macuxi e na Praia de Tambaba.
Dia 09/09/2022, sexta-feira.
Manhã – Território Macuxi.
08h00 - Tai Chi Chuan.
09h00 - Rodada de Experiências Naturistas (continuação).
INTERVALO PARA ALMOÇO - 12:00 às 14:00
Tarde – Território Macuxi.
14h00 - Plenária do IX ENNN – Território Macuxi.
16h00 - Amostra: A arte de reciclar que transforma e educa.
Noite – Jacumã Centro.
20h00 - Noite da Pizza (adesão).– Pizzaria Safari.
OBS. Esportes e entretenimentos durante todo o dia no Território Macuxi e na Praia de Tambaba.
O Tambaba Open de Surf Naturista, em sua 13ª edição será também atração no IX ENNN
10/09/2022, sábado.
Manhã – Território Macuxi
2º Fórum Local de Turismo Naturista.
09h00 - Mesa Redonda: Área Especial de Interesse Turístico Naturista de Tambaba: Ações necessárias para fortalecimento do turismo naturista na ótica da valorização do espaço, do ordenamento do território e da infraestrutura ideal.
11h00 - Elaboração/Apresentação da Carta Tambaba (Compromisso em prol do fortalecimento turismo naturista e do desenvolvimento sustentável).
INTERVALO PARA ALMOÇO - 12:00 às 13:00
Tarde – Praia de Tambaba.
13h00 - 13º Tambaba Open de Surf Naturista (Classificatórias).
16h00 - Visita ao Shopping Rural Doces Tambaba – Assentamento Tambaba.
Noite – Território Macuxi.
20h00 - Confraternização festiva com manifestação cultural.
OBS. Esportes e entretenimentos durante todo o dia no Território Macuxi e na Praia de Tambaba.
11/09/2022, domingo.
Manhã – Praia de Tambaba.
09h00 - Encerramento do IX ENNN.
10h00 - Café Comemorativo (26 º Aniversário da SONATA).
Tarde – Praia de Tambaba.
13h00 - 13º Tambaba Open de Surf Naturista (Finais).
CAMPING E HOSPEDAGENS SURGERIDAS:
• Território Macuxi – Camping e day-use – Jacumã, Conde – PB. Reservas: (83) 9.9692-1993
• Hostel da Mata – Hospedagem – Jacumã, Conde-PB. Reserva: (83) 9.9881-5987
• Pousada Filhos do Sol – Jacumã, Conde/PB. Reserva: (83) 9.81126 - 6654
• Hotel Viking – Jacumã, Conde/ PB. Reserva: (83) 9.9106 -1804 / (83)3290-1400
ALIMENTAÇÃO
O Valor da inscrição do evento não está incluso a alimentação para o participante, mas a organização disponibilizará, através de serviço terceirizado, almoço executivo para quem tiver interesse (adesão).
COMISSÃO ORGANIZADORA
Carlos Santiago Coordenação Geral / IX ENNN. E-mail: sonata.tambaba@gmail.com
Roselaine P. Barbosa Coordenação Local – Praia de Tambaba. Tel. (83) 9.9816-4343
Júlio Macuxi Coordenação Local – Território Macuxi. Tel: (83) 9.9692-1993
Marcelo G. Oliveira Coordenação do 2º Fórum Local de Turismo Naturista. Tel. (83) 9.9990-8387
Genildo Silva Coordenação do 13º Tambaba Open de Surf Naturista. Tel. (83) 9.8754-1240
INFORMAÇÕES:
E-mail: sonata.tambaba@gmail.com
A praia de Tambaba, com suas atrações, sempre atrai a atenção das mídas não naturistas
(reenviado em 21/08/22 por Carlos Santiago via WhatsApp)
Yatan Rumi - reserva nudo naturista da Argentina
Conheça um pouco mais da única reserva naturista da Argentina
(enviado em 1/08/22 via WhatsApp)
Nova edição de Focus no ar
Focus, o boletim informativo da Federação Internacional de Naturismo está com a edição de agosto disponível para leitura, em cinco idiomas em seu website (inf-fni.org): inglês, francês, alemão, espanhol e português. Você pode ler a versão de sua preferência clicando sobre os idiomas. Facilitando seu trabalho o jornal OLHO NU disponibiliza a edição em língua portuguesa traduzida e editada pela naturista portuguesa Filipa Gouveia Esteves.
Leia nesta edição:
Armand Ceolin, presidente de uma das duas associações luxemburguesas de Naturismo, descreve como é a vida naturista em um dos menores países da Europa. As dificuldades, os anseios e a realidade.
Na matéria seguinte é a vida do próprio Ceolin que é desvendada pela repórter Laura Tomassini. Conta que crescido como filho de pais religiosos estritos, descobriu esse modo de vida graças à esposa que mudou muitas coisas para ele. Devido à sua invalidez, expressa por uma claudicação severa, Armand sentiu -se desconfortável na “vida têxtil” por muito tempo.
Na terceira matéria conheça o Randonue. Atividade muito popular entre os adeptos do naturismo. Palavra proveniente da contração entre „randonnée“ e „nue“, significando “caminhada”e“nu”. Consiste simplesmente em caminhar ao ar livre, por caminhos demarcados e despojados de qualquer roupa. É praticada por todos aqueles que gostam de férias desportivas ou que apreciam o contacto próximo com a natureza. Bônus: é uma atividade que pode ser feita tanto individualmente como em grupo ou família.
Na quarta e última matéria faz-se a questão: "Naturismo na França ou no Exterior?" O Naturismo é uma prática muito difundida na França, mas vive-se em lugares especialmente pensados para esta arte de viver. As infra-estruturas são assim de muito boa qualidade. Mas você também pode viver sua paixão naturista em outros lugares da Europa e no exterior. A Espanha e a Alemanha são, por exemplo, dois destinos naturistas de eleição, mas não só
Clique sobre a reprodução da capa desta edição acima para fazer o download.
(enviado em 3/08/22 via WhatsApp)
Audiência pública em Balneário Camboriú condena Naturismo na praia do Pinho
Por Pedro Ribeiro
Img: Fabiane Brand
Naturistas defenderam posição contrária ao Projeto de Lei 10/2022 durante a audiência pública em Balneário Camboriú, municípuio onde se localiza a Praia do Pinho: Celso Rossi, Drica Almada, Pedro Ribeiro, Carlos Galz e Valdir Mello
No dia 22 de agosto houve em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, audiência pública promovida pelo vereador Anderson Santos, do PL, autor do projeto de lei que proíbe a prática do Naturismo na praia do Pinho, a primeira praia naturista do Brasil. O projeto poderá ser lido na íntegra acessando Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú/SC (balneariocamboriu.sc.leg.br).
Além de apenas quatro vereadores, mais o autor do projeto, cerca de 50 pessoas participaram da audiência no auditório da câmara, sendo que apenas sete eram naturistas e os cerca de quarenta e três restantes eram moradores do município, alguns comerciantes que trabalharam na própria praia, e conhecidos dos políticos da cidade.
Após a leitura do projeto de lei e sua justificativa pela assessora jurídica Dra. Naiara, foram apresentadas imagens e vídeos que comprovavam a prática de atos sexuais na praia do Pinho e um vídeo estranho onde uma psicóloga não identificada pelo vereador falava sobre parafilias e indicou a praia do Pinho
Img: Pedro Ribeiro
Vereador Anderson Santos, autor do projeto de lei que proíbe a prática do naturismo na praia do Pinho
Img: reprodução da TV
Adriana Almada (a Drica), diretora administrativa da FBrN foi a primeria a usar o direito de manifestação. Em sua fala ressaltou o Código de Ética do Naturismo que deve ser cumprido em todas as áreas naturistas, porém em locais públicos é necessário o apoio do poder público.
e atual membro do Conselho Maior da FBrN, e Celso Rossi, fundador da FBrN e da Associação Amigos da Praia do Pinho.
Dos presentes e defensores do projeto de lei, falaram sete pessoas. Algumas foram inclusive trabalhadoras do Complexo da Praia do Pinho, empresa cuja família proprietária é dona do terreno que circunda a praia do Pinho e exploraram comercialmente a área com cobrança de estacionamento, restaurantes, pousada e camping desde praticamente a criação da área naturista em 1986 até os dias atuais.
Também foram lidas mensagens enviadas pelas redes sociais no momento da audiência.
Os contrários ao projeto ressaltaram que a situação de promiscuidade relatada em sua justificativa é em decorrência da falha do poder público em realizar
Img: reprodução da TV
Carlos Galz, presidente da associação Nu Paraíso (ex-PinhoNat), foi o terceiro naturista a tomar a palavra. Reforçou que, durante os trinta anos em que foi membro da diretoria das associações da Praia, nunca teve atendimento por parte dos poderes públicos das solicitações de melhoria de segurança no local.
naturistas começaram a falar somente após o quinto naturista ter usado a palavra, não houve contraponto e debate. Os favoráveis ao projeto foram muito aplaudidos a cada fala em que acabavam no uso de seus dois minutos.
Somente após essas manifestações públicas é que os vereadores presentes se manifestaram e quase todos declararam apoio ao projeto de lei. A exceção foi o vereador Eduardo Zanatta, do PT, que lembrou que como o PL de Anderson Santos visa alterar o Plano Diretor, isso só pode acontecer na revisão, prevista para acontecer ainda neste semestre. Portanto o projeto poderá ser considerado inconstitucional em sua avaliação.
Finda a audiência pública, algumas pessoas foram
Img: reprodução da TV
Celos Rossi, fundador do Naturismo na praia do Pinho, foi o quinto e último naturista a se pronunciar. Declarou que muito do sucesso de Balneário Camboriú com ponto turístico do estado se deve à praia Naturista do Pinho, graças à divulgação que teve no Brasil e em todo o mundo. E questionou; Porque não colocam agora o policiamento que estão prometendo colocar, após a aprovação da lei, para ajudar o Naturismo?
como o local onde pessoas com este distúrbio comportamental realizam suas ações.
Após o depoimento da secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, foi aberta para a platéia a oportunidade de manifestarem publicamente suas opiniões sobre o projeto, que para isso deveriam se dirigir ao microfone à disposição, porém teriam apenas dois minutos para fazê-lo.
Dos sete naturistas presentes, cinco se dirigiram ao microfone: Adriana Parreira Almada, Diretora Administrativa da Federação Brasileira de Naturismo, Valdir Mello, ex-presidente da ONG Praia do Pinho, Carlos Galz, presidente da associação Nu Paraíso da Praia do Pinho, Pedro Ribeiro, ex-presidente da FBrN e
Img: reprodução da TV
Valdir Mello, ex-presidente da ONG Praia do Pinho, foi o segundo naturista a falar. Ressaltou que preservativos (as camisinhas) são encontradas em várias trilhas famosas do município, como as da Roda Gigante e da praia das Laranjeiras, que não é exclusividade da Praia do pinho, que ao contrário das outras nunca teve a presença do poder públcio para coibir tais ações.
segurança fiscalizadora que não é apenas ineficaz, é inexistente, mesmo tendo sido por diversas vezes durante todos estes anos solicitada pela associação de praia responsável à polícia militar e guarda civil. E que a culpa da situação degradante não é do Naturista, mas sim dos freqüentadores que não o são e não são reprimidos em suas condutas.
Os favoráveis ao projeto insistiram na tese de que os Naturistas abandonaram a praia, relembrando que no início da condição naturista da praia havia famílias, com crianças e harmonia, mas que hoje em dia ninguém tem condições de ir à praia por causa do ambiente promíscuo.
Como os naturistas falaram todos um após o outro e não puderam repetir o uso da palavra e os não
Img: reprodução da TV
O quarto Naturista a tomar a palavra foi Pedro Ribeiro, membro do Conselho Maior da FBrN. Esclareceu que o Naturismo é praticado por uma minoria pequena da população e não tem como interessar a toda população da cidade. A visita de todas as pessoas acaba desvirtuando o Naturismo e provocando exatamente isto que está ocorrendo.
entrevistadas pela imprensa local. Você poderá ler a reportagem completa do jornal Página 3 acessando o endereço Audiência pública aprova fim do naturismo no Pinho, projeto segue tramitando na Câmara (pagina3.com.br)
A sessão da audiência pública pode ser acompanhada na íntegra na página da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú ou basta clicar abaixo.
(enviado em 26/08/22)
"Papo reto" com Paulo Pereira
Img: F. Young
No dia 21 de julho passado, por telefone, e dias antes por e-mail Paulo Pereira concedeu entrevista a mim, Pedro Ribeiro, editor desse veículo há 22 anos. Em bate-papo franco, descontraído e esclarecedor, Paulo contou um póuco mais sobre sua trajetória como Naturista notório do Naturismo nacional. Sua experiência é uma aula de perseverança e de objetivo, verdadeiro profundo ensinamento do que é ser naturista.
Paulo Pereira, índio branco intelectivo, revisita o Grumari/ Abricó, 2009, foto de Young, revista "Trip", reportagem afirmada sobre o Naturismo do Brasil.
Por Pedro Ribeiro
Paulo Pereira é notório naturista brasileiro. Muito conhecido por seus artigos publicados desde as primeiras edições do jornal OLHO NU, há vinte e dois anos e também pelos diversos livros e ensaios publicados no antigo e tão necessário formato livro, o qual está cada vez mais em desuso graças a novas tecnologias que levam os leitores preferirem textos curtos e, na grande parte, sem uma aprofundada base de referência. Porém Paulo Pereira é muito mais. Além de ser o principal pesquisador e historiador do Naturismo brasileiro de todos os tempos, ele também ajudou profundamente a construí-lo com uma história pungente e de pioneirismo. Contemporâneo de Luz Del Fuego, o principal ícone do Naturismo no Brasil, de quem foi amigo, ele ajudou a dar continuidade à história, não permitindo que nossa filosofia se desvanecesse com a morte de Luz e com os seguintes “Anos de Chumbo”.
Paulo possui uma história fascinante dentro do Naturismo, a qual é pouco conhecida. Nos vinte e dois anos do jornal não poderia faltar a presença do maior articulista de nosso meio de comunicação. Em alguns de seus livros há grande parte desta história contada detalhadamente, mas nada melhor do que ouvir de sua própria boca sua saga e aventuras. No passado ele já havia dado uma entrevista para o jornal, mas nunca é demais ouvir, ouvir e ouvir suas histórias e experiência de vida, ensinamentos que jamais poderão ser olvidados.
Sua motivação e atuação naturistas são vivências realmente inegociáveis. Fica em foco, de passagem, o seu jeito de ser, percep-
Img: Arquivo pessoal
Luz del Fuego . Foto enviada ao "Alemãozinho",- como Luz tratava carinhosamente Paulo Perteira- publicada no livro "Naturalmente, Um Perfil Documentado", 2011, página 68.
ção que tentou deixar mais clara nas primeiras páginas do livro “Sem Pedir Julgamentos, Conforme a Natureza”, 2011, Editora Livre Expressão:
Img: reprodução
Capa do livro "Aventuras de Hans Staden", Monteiro Lobato, 194. Texto de referência: os índios, a natureza, o naturismo.
“- Nasci nu, livre, numa primavera distante. Menino, vivi o encanto das borboletas coloridas, pétalas em movimento, e das formigas incansáveis, organizadas. Li Hans Staden. Apaixonei-me pelos índios, pela natureza toda nua. E tornei-me, fascinado, discípulo de Cunhambebe e de Aimberê, Tupinambás. Conheci Luz del Fuego, a Musa de Paquetá. Sem pudores, ou pecados, percebi a vida sem amarras. Biólogo, tento entender o que as matas e riachos murmuram... A grande pantera negra, esquiva, mostrou-me todos os caminhos. Homem-felino, mulher-leopardo... Brisa solta, nas sombras da madrugada consigo arestas, nesgas, e conheço os contornos, recantos recônditos. Mas as intimidades só ofereço a quem pode conhecer todos os meus nomes, além de Paulo... E que não haja, afinal, qualquer engano: sou água de cachoeira, impudica, liberta, e ninguém pode me amarrar...”
O Paulo Naturista é, define-se ele, “sobretudo, o índio branco, o Tupinambá tardio, quem sabe, o alfarrabista medieval transmutado a romper o mato virgem nas patas do jaguaretê indomável... Há sempre mais perguntas do que respostas, como bem observou, transcendente, Madre Teresa de Calcutá; se há Deus, que ele me perdoe...”
O Paulo Naturista vem de longe e tem, sobretudo, boas histórias para contar e uma vivência abençoada pelo tempo, pelo estudo sério, pela liturgia da integração homem-natureza, uma construção árdua por mais de oito décadas, teoria e prática, referência qualificada, experiência assídua, paciência e tolerância exercitadas.
Paulo cita o que Rose Marie Muraro escreveu: “a nudez é uma forma de adaptação à vida!...” Não há, e nunca houve, naturismo sem nudismo, afirma, conforme os fundamentos histórico-filosóficos consagrados do Movimento, desde suas origens no início do século XX, na Alemanha.
Eu, na apresentação de seu livro “Naturalmente, Um Perfil Documentado” afirmei e reafirmo agora, sem nenhuma generosidade:
“Sua família é o retrato prático do que é viver sob os preceitos de uma filosofia, a naturista, que prega o respeito acima de tudo. Quanto mais o conhecia, mais fascinado por sua história eu ficava. Paulo representa o naturismo do passado e do presente. Seus conhecimentos profundos sobre os meandros de nossa doutrina, embasados em sua experiência pessoal rica e única de vivência, e convivência, como o principal ícone do Naturismo Brasileiro, Luz del Fuego, e por seus estudos vigorosos e consistentes, provavelmente influenciados por sua formação acadêmica como biólogo, e pela prática do jornalismo, correspondente que foi de diversas publicações internacionais, tem sido muito importantes”...
Paulo, já octogenário, percebe a impermanência de tudo, a vida como metamorfose cíclica, e se faz, na prática, um peregrino nu, um buscador sem vestes, um andarilho do tempo, um velho “Ara Watasara”, como percebe o erudito e nobre amigo Jorge Bandeira, irmão-índio amazônico...
Paulo recorda que, em 1960, Daniel de Brito, pioneiro, fundador juntamente com Osmar Paranhos, do Clube do Sol, de Luz del Fuego, cria, em Brasília, a FNIB, Fraternidade Naturista Internacional do Brasil, que, por iniciativa dele (Paulo) passa a ser a A.N.B. – Associação Naturista Brasileira, registrada oficialmente na INF – International Naturist Federation. Em 1960, Luz del Fuego estava viva, atuante, reconhecida internacionalmente, e a prática nudista-naturista estava também viva, concreta, reafirmada.
No final de 1963 e início de 1964, conhece pessoalmente duas praias que se tornariam ícones naturistas: a Prainha e o Grumari, na zona oeste do Rio de Janeiro. A vocação evidente e o pioneirismo histórico do Rio de Janeiro, como centro nudista-naturista. Em 1963-64, não havia acesso aberto para a Prainha. Então, Paulo iniciou as visitas à Prainha por terra, a pé, uma caminhada de, pelo menos, uma hora no mato, sem licença ou documentos, uma aventura naturalista-naturista, que é recordada com alegria e saudade! O acesso ao Grumari se fazia de carro pela antiga Estrada da Grota Funda, no rumo de Pedra de Guaratiba. Nessa ocasião, fez as assinaturas das revistas “Freies Leben” e “Sun and Health”, europeias. E, após correspondências como leitor com as revistas, o editor alemão colocou-o em contato com simpatizantes do Movimento no Brasil. Em setembro de 1964, a convite do editor alemão, tornou-se correspondente como jornalista, para o Brasil e América do Sul, da revista “Freies Leben”, tendo, então, o editor solicitado a ele a realização de uma reportagem, de
Img: Arquivo pesssoal de Paulo Pereira
Luz de Fuego, Ilha do Sol, 1966. Foto de Paulo Pereira para "Freies Leben", nº 127, Sudamerika - Matéria histórica, internacional, publicada durante a vigência do Regime Militar a partir de 1964
matéria especial, texto e fotos, com Luz del Fuego, na Ilha do Sol, conforme documento reproduzido na página nº 70 de seu livro “Naturalmente”, 2008. A matéria foi publicada por “Freies Leben” em 1966, em seu número 127, sob o título de “Sudamerika”, em alemão, e uma das fotos por ele enviadas está reproduzida à página 119 de seu livro “Sem Pedir Julgamentos”, 2011. Um exemplar de “Freies Leben”, contendo a sua reportagem, artigos e fotos, infelizmente desapareceu dos arquivos do CENA, Centro de Estudos Naturistas, criado e dirigido por Edson Medeiros. “Coisas do Brasil”, lamenta.
Img: Reprodução
Capa da Revista "Sun and Health", 1966, onde foi publicada a matéria "Brazilian Naturism" - reproduzida abaixo. Atividade nudista-naturista pioneira na Prainha (In Pearl Beach). Isso é História!
A A.N.B. foi encerrada por Paulo em 1979, por falta absoluta de condições de continuidade por terem seus líderes morrido ou se afastado por razões pessoais. Ele ficou sozinho e não viu
Paulo, a partir de abril-maio de 1964, resolve criar um grupo naturista, para a prática nudista-naturista organizada, que recebeu o nome de “Comandos Naturistas”, quase sempre reunindo pequenos grupos de 10 ou 12 pessoas em diversos locais. A propósito, ele escreveu, pelo menos, dois artigos focalizando a atuação dos “Comandos Naturistas”, que podem ser consultados nos arquivos do Jornal Olho Nu, matérias já publicadas.
Igualmente, o editor da revista “Sun and Health”, da Dinamarca, edição internacional, o ilustre Erik Holm, vice-presidente da INF, convidou-o para correspondente oficial da revista em janeiro de 1966, conforme documento reproduzido, à página 61, do seu livro “Naturalmente”, 2008. “Isso é História!” – orgulha-se. Em 1966, antes da morte trágica de Luz del Fuego, uma das matérias feitas por ele, para o editor Erik Holm, foi publicada por “Sun and Health”, sob o título de “Brazilian Naturism, In Pearl Beach”, focalizando atividade pioneira dos “Comandos Naturistas” na Prainha (Pearl Beach na tradução que foi dada na edição da revista), praia vizinha do Grumari, muito antes da abertura da estrada asfaltada, e posterior transformação da Prainha em APA – Área de Proteção Ambiental.
A INF, em sua publicação chamada de “Holiday Centres”, 1972, registra a A.N.B. – Associação Naturista Brasileira(1), da qual foi fundador e diretor. Em 1972, igualmente, a A.N.B. foi representada oficialmente no Congresso Internacional realizado em Koversada, antiga Iugoslávia, por Daniel de Brito e Hans Frillman. (1) Na página nº 72 do seu livro “Naturalmente”, está publicada a comunicação oficial da INF relativa à A.N.B., registro datado de abril de 1969.
Comunicado Oficial da INF - International Naturist Federation, abril de 1969, com registro da A.N.B. - Associação Naturista Brasileira, pioneira. O Naturismo Brasileiro não é fruto do acaso...
outra solução. A prática naturista continuou aqui no Rio de Janeiro principalmente na praia e floresta da Reserva da Barra da Tijuca, local de acesso restrito e desconhecido da maioria da população em pleno “Anos de Chumbo”. Devido à repressão cultural e política não havia informações de áreas naturistas organizadas no Brasil, em praias nem em clubes. As visitas nudistas eram alternadas entre a praia da Reserva e a praia do Abricó, em Grumari, onde ia com sua esposa Ivete. Na Prainha já não era mais possível praticar nudismo por causa da abertura da estrada a partir do Recreio.
Img: rio.temporadacopacabana.com.br
A Prainha, cujo nome foi traduzido para o inglês como Pearl Beach, foi um dos locais pioneiros da prática naturista no Rio de Janeiro
Retornando ao assunto da descoberta da Prainha e de Grumari, Paulo tem uma palavra muito especial sobre a região de Grumari e a Praia do Abricó, que foi visitada desde 1964, uma experiência muito rica, como naturista e biólogo. Ele tinha plena convicção de que vivia um tempo precioso, que estava próximo de se esgotar, ou modificar essencialmente, sobretudo, pelo avanço rápido da presença humana, das ações inadequadas da maioria dos visitantes num futuro que já se fazia quase presente. Depois da morte prematura de Luz del Fuego, em 1967, suas visitas a Grumari foram intensificadas, inclusive com os amigos dos Comandos Naturistas, tendo a oportunidade histórica de ter participado da série de artigos da revista “Jóia”, intitulada “Esta Geração Nua”, 1968, e com a publicação pela revista de sua icônica carta sobre as atividades nudistas-naturistas no Brasil, sobretudo.
A região do Grumari/Abricó foi, de longa data, o seu principal sítio de atuação, repete, como biólogo e naturista, a Natureza-Mãe em primeiro plano. Ele inspira-se no legado nobre dos povos indígenas, dos povos originários Tupinambá e Kayapó, reafirma, conhecedores dos segredos das matas virgens, das falas das águas bravias do Pontal, da Prainha e do Grumari, águas de sonho e fúria, como disse Antônio Torres em “Meu Querido Canibal”, obra que Paulo, confessa, não se cansa de reler, fascinado, consciente... Ele já conversou calmamente com um pajé e com um grande tuxaua, e procura viver como a Natureza quer; não se fantasia de índio nem tem medo da nudez, traje de nascença; rejeita a algazarra dos deslumbrados, que insulta os ouvidos da Natureza, e reafirma que o Naturismo se faz maior quando faz parte da integração homem-natureza, sempre sem qualquer faz-de-conta, sem ideologias sectárias, sem falsos pudores. Paulo não considera os falsos sabidos, os protagonistas do nada, e segue as falas das matas, os conselhos de Aimberê, e do Tuxaua-Mestre, as vozes dos ventos selvagens... aprendeu um pouquinho o valor da simplicidade, de sonhar acordado objetivamente, como nos ensinou o extraordinário Lawrence da Arábia...
Img: Arquivo JON
Capa da primeira revista Manchete que tratou sobre o Nudismo na praia do Pinho.
O evento da publicação da matéria do jornalista Tarlis Batista, na revista MANCHETE em 1984 sobre a Praia do Pinho, descoberta pelo repórter como de freqüência nudista, de grande repercussão nacional, Paulo se sentiu feliz por saber que haviam outros núcleos de resistência pelo Brasil.
Na praia do Abricó conheci Paulo Pereira, na segunda metade da década de 80, surgindo grande amizade e eu passei a conhecer o termo Naturismo e entender a filosofia de vida. Embora praticássemos o nudismo, lá não era permitido, como em nenhuma outra praia do Brasil. Com a praia do Pinho estando cada vez mais sendo divulgada e se organizando pelas mãos audaciosas de Celso Rossi, veio a inspiração de tentar oficializar a praia do Abricó como Naturista também.
No início dos anos 90, Paulo foi apresentado ao coronel do exército Sérgio de Oliveira, naturista que havia fundado e presidia no Rio de Janeiro a Rio-NAT, associação naturista que se reunia mensalmente em locais alugados e depois em sedes próprias. Sérgio o convidou para fazer parte da associação. Convite aceito, logo ele já estava fazendo parte da Diretoria e alcançou o cargo de presidente já no final de 1994.
Img: reprodução da TV
Naquele momento a praia do Abricó ganhou, após muita luta política, uma Resolução Municipal permitindo oficialmente a prática do naturismo nas suas areias, mas uma semana depois uma Liminar judicial da Vara de Fazenda Pública suspendeu esse direito causando grande repercussão nos meios de comunicação nacionais e internacionais. Por causa disso, como único representante oficial do Naturismo na cidade do Rio de Janeiro, Paulo foi convidado para participar do programa “Sem Censura” da antiga TVE, programa de muito prestígio na época, exatamente para falar sobre a proibição do Naturismo numa arena de debates composta por notáveis da mídia da época.
Paulo não considerou a experiência exatamente boa, pois achou que havia muita desinformação e preconceito nos debatedores. Mesmo assim o programa teve grande repercussão positiva e serviu para desmistificar um pouco a ideia do Naturismo para a população em geral.
Paulo Pereira representou o Naturismo no programa Sem Censura, em 1994, sendo inquirido sobre o Naturismo e a praia do Abricó, recém liberada para o Naturismo e em seguida, proibida.
Paulo teve uma passagem curta na presidência da Rio-NAT, deixando o cargo no início do ano de 1995. Desde então, entre participações presenciais em encontros de novos grupos que iam surgindo, tem se dedicado à pesquisa e edição de livros sobre a história do Naturismo e também de outros assuntos que lhes são caros.
Img: Pedro Ribeiro/arquivo JON
Paulo Pereira teve participação marcante durante o X CongreNAT realizado na praia do Abricó em 2006
Em 2006, quando da realização do X Congresso Brasileiro de Naturismo, o CongreNAT, ocorrido na Praia do Abricó, enfim liberada novamente para a prática naturista, Paulo Pereira teve grande participação com palestras, debates e entrevistas. Em edições anteriores e também posteriores Paulo também participou, senão em pessoa, mas sendo representado por suas ideias e certezas em textos especialmente compostos para as ocasiões que eram lidos por seus amigos aos quais delegava a função e ouvidos atentamente pelas plateias naturistas.
Em 2013 Paulo foi nomeado membro permanente do Conselho Consultivo da Federação Brasileira de Naturismo, órgão composto por ex-presidentes da entidade e por notáveis da saga naturista brasileira.
Hoje Paulo está com sua mente mais ativa do que nunca, escrevendo muito, pesquisando, estudando, elaborando novas obras. Uma energia que não se apaga, mesmo não tendo mais as condições físicas ideais para participar presencialmente dos eventos, mas está sempre presente por seu legado e ensinamentos.
(enviado em 01/08/22 por Pedro Ribeiro)
Paula silveira, presidente da FBrN participa de podcast sobre Naturismo
Os produtores do podcast "Eu não acredito" convidou Paula Silveira, presidente da Federação Brasileira de Naturismo para participar de programa sobre Naturismo. Dois entrevistadores sabatinaram Paula, por cerca de uma hora de duração, com descontração e objetividade. O programa na íntegra está disponível no link EU NÃO ACREDITO - Nudismo | Rede Geek Podcasts
(enviado em 2/08/22 via WhatsApp)
Vem aí mais um edição do
Tambaba Open de Surf Naturista
Após 2 anos de adiamento, a 13ª edição do Tambaba Open já tem data definida para acontecer em 2022: dias 10 e 11 de setembro. Idealizado pelo Movimento Nu, Naturistas Unidos, O Tambaba Open foi apresentado pela primeira vez em 2008, quando da realização do 31º Congresso Internacional de Naturismo em Tambaba – Conde/PB. Trata-se da maior competição de surfe naturista do mundo que é aguardada com muita expectativa pelos praticantes do surfe ao natural e e que volta acontecer em Tambaba após o retorno da normalidade pós pandemia.
(reenviado em 21/08/22 via WhatsApp)
Conhecendo a praia Brava nudista em cabo Frio - RJ
Siendo Viajeros é o canal do YouTube mantido pela casal viajante argentino Ain e Gonza, juntamente com a cadela Chalten, que percorrem o Brasil em uma Kombi atrás de pontos turísticos mais inusiatdos. Desta vez liberaram o vídeo que fizeram quando conehceram a praia Brava, de Cabo Frio, que é uma praia nudista mais ou menos oficial.
Veja o vídeo a seguir no YouTube clicando sobre a imagem a seguir, inscreva-se no canal deles e, se for possível, patrocine suas viagens.
(enviado em 9/08/22 via WhatsApp)
Festa das Mulheres 2022
(enviado em 5/08/22 via WhatsApp)